Projetos

jcilogo

Inúmeros são os projetos realizados pela JCI – seja a nível local, nacional ou mundial – dentro dos quatro campos de atuação. A nível local e nacional executamos anualmente, por exemplo, o projeto Oratória Nas Escolas, que tem como propósito desenvolver os talentos de comunicação dos alunos adolescentes. Em Novo Hamburgo e Região do Vale do Sinos, executamos o projeto Atuação Social, outro projeto de amplo alcance, que em conjunto com outras entidades sem fins lucrativos, levam informação às classes menos favorecidas de nossas comunidades. Executamos também projetos esportivos, como Futebol Solidário e Poker Solidário, bem como suporte a lares de crianças e adolescentes, auxiliando a moldar um melhor futuro para nossa sociedade.

Você também pode colaborar ou mesmo sugerir um novo projeto que traga impactos positivos para nossas comunidades. Veja abaixo exemplos e mais informações sobre alguns projetos recentes da JCI Novo Hamburgo:

atuacao

ATUAÇÃO SOCIAL

O projeto Atuação Social objetiva atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos para Novo Hamburgo e região, através da formação de uma rede de cooperação entre entidades assistenciais da cidade, que tenham contato direto ou indireto com esses objetivos, de modo que seja promovido a sinergia necessária para se atingir resultados maiores do que aqueles que seriam atingidos de maneira isolada.

Visite o site do projeto Atuação Social: www.atuacaosocial.org.br

ORATÓRIA NAS ESCOLAS

Desde 2008, a JCI Novo Hamburgo realiza anualmente o projeto Oratória Nas Escolas, que tem por objetivo desenvolver os talentos de comunicação dos alunos adolescentes, que serão o futuro da sociedade. A cada ano mais escolas são convidadas e incentivadas a participar, e os diretores e professores já ficam à espera do início do projeto a cada ano. Temos como parceria a Universidade Feevale, assim como empresas que contribuem com a premiação. O concurso conta com etapas locais, regionais e nacionais.

oratorianasescolas

futebol-solidario

FUTEBOL SOLIDÁRIO

O esporte mais popular do país não poderia ficar de fora na JCI Novo Hamburgo. Denotado pela presença de um campo de futebol no pátio de sua sede, a organização local sempre deu importância para a sua prática. E mais do que isso, o Futebol Solidário reúne atletas e ex-atletas de destaque no esporte, juntamente com a arrecadação de recursos para as entidades assistidas.

Informações atualizadas sobre o projeto na Fanpage: https://www.facebook.com/Futebol-Solidário-127916511113583/

MENINOTECA

Os meninos acolhidos pela Casa Lar do Menino, entidade mantida pelo poder público local, está sendo agraciados com um espaço feito com muito carinho pelos aspirantes a membros da JCI Novo Hamburgo. Neste seu “estágio”, os aspirantes entrevistaram funcionários da entidade, identificando necessidades, e posteriormente construíram um espaço para facilitar os momentos de estudo dos meninos: uma biblioteca, batizada de MENINOTECA. Esta sala auxiliará na formação pedagógica e profissional dos meninos, que ao atingir a idade adulta, não podem mais continuar acolhidos pela casa, e precisam enfrentar a vida por eles mesmos.

meninoteca

poker

POKER SOLIDÁRIO

Esportes sempre fizeram parte das atividades da JCI Novo Hamburgo. E o Poker, esporte da mente com cada vez mais adeptos, é incentivado pela JCI Novo Hamburgo, de forma solidária, em que o lucro do evento é destinado para os projetos sociais em andamento.

NATAL DA VIDA

O Natal da Vida é uma festa realizada para famílias em situação de vulnerabilidade social, da região do Vale do Sinos.  O evento, que teve sua primeira edição em 2006, é resultado do trabalho de voluntários em parceria com entidades sem fins lucrativos como a Pastoral da Criança, a JCI Novo Hamburgo, o Banco de Alimentos e a Catedral São Luiz Gonzaga.

Participam do Natal da Vida as famílias que são acompanhadas pela Pastoral da Criança, cuja frequência no Dia da Celebração da Vida (encontro mensal de acompanhamento nutricional das crianças) seja de, no mínimo, 70% de presença. Com este requisito o Natal da Vida deixa de ser uma obra meramente assistencial para ser um trabalho de inclusão social para aquelas pessoas que têm vontade de ter uma vida um pouco mais digna, haja vista que o Dia da Celebração da Vida, além da pesagem das crianças, traz uma série de benefícios às famílias participantes da Pastoral da Criança.

Visite o site do projeto Natal da Vida: www.nataldavida.org.br

palestrasecursos

CURSOS E PALESTRAS

Diversos cursos e palestras, de diversas áreas, são ministrados na JCI Novo Hamburgo. Você pode frequentar cursos de oratória, desinibição, comunicação, administração, vendas, e diversos outros, com valor simbólico (pois somos entidade sem fim lucrativo) ou até gratuitamente.